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IDOSO ABASTECE CARRO EM POSTO E SAI COM CONTA DE R$ 3.300,00

Idoso abastece carro em posto de São José dos Campos e sai com conta de R$ 3.300 — família denuncia golpe

Um aposentado de 79 anos viveu uma situação inusitada e, segundo a família, revoltante ao parar para abastecer seu Gol 2003 em um posto de combustíveis no bairro Santana, na zona norte de São José dos Campos. Ele saiu do local com uma conta de R$ 3.332, referente a uma série de serviços supostamente realizados no carro — valores e procedimentos que os familiares questionam e apontam como possíveis indícios de estelionato. O caso aconteceu na manhã do dia 20 de junho no Posto Anchieta, que atualmente integra a Rede Nova. A família registrou boletim de ocorrência e pretende entrar com ações na Justiça. Segundo eles, o idoso, que perdeu a esposa recentemente, está emocionalmente fragilizado e foi alvo de um golpe.A advogada da família, Gabriela Honório, afirmou que tentativas de resolver a situação de forma amigável foram ignoradas pela gerência do posto. “Encaminhei a nota fiscal e expliquei que os valores eram completamente incompatíveis com os serviços prestados. Eles alegaram que ele autorizou e que foi feita descarbonização, entre outros procedimentos. Mas ele estava vulnerável e não compreendeu o que estava sendo feito”, disse. No cupom fiscal, ao qual a reportagem teve acesso, constam 14 itens, incluindo 48 frascos de óleo ATF de 100 ml, 11 frascos de fluido de freio, 10 aditivos de radiador, além de aditivo flex, gasolina aditivada e até 7 litros de água desmineralizada para bateria. O valor total dos produtos chega a R$ 3.332. “Meu avô tem quase 80 anos, é uma pessoa simples e de bom coração. Se aproveitaram disso e simularam uma venda com quantidades absurdas”, escreveu um dos netos em publicação nas redes sociais.

A defensora afirma que o idoso dividiu o pagamento entre débito e crédito, e saiu do posto desorientado. “Ele se sente envergonhado com tudo isso. Foi informado de que o carro estava sujo, que poderia parar a qualquer momento. Sem entender, acabou autorizando o serviço”, completou.

Posto nega irregularidade.

Procurado, um representante do Posto Anchieta, que preferiu não se identificar, afirmou que todos os serviços foram previamente autorizados pelo cliente, com orçamento e assinatura de ordem de serviço. “Foi tudo explicado, item por item. Ele acompanhou o processo e assinou a autorização”, declarou. Segundo o representante, o serviço foi realizado por uma equipe especializada, que atua na rede de forma itinerante, e foi justificado pelo “estado de sujeira do sistema do carro”. Já a antiga proprietária do posto, a Rede Triunfo, esclareceu que a unidade foi vendida em dezembro de 2024 e agora pertence à Rede Nova. “O cupom ainda aparece em nosso nome por questões burocráticas de transferência, mas nossas unidades não realizam esse tipo de serviço”, afirmou a gerente Islayne Pereira Ruivo. Enquanto isso, a família do aposentado segue reunindo provas para entrar com ações cível e penal contra o estabelecimento. A alegação principal é de abuso e exploração da vulnerabilidade emocional do idoso.

Pelo Bem ValeVia; Jornal Ovale

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